Estudo: Cinco cafés por dia diminuem risco de morte prematura 774

22 de Dezembro de 2015

Um estudo desenvolvido por um cientista do Instituto Nacional de Cancro, norte-americano, revela que quem bebe entre quatro a cinco cafés, regulamente, por dia, tem menos probabilidade de morrer prematuramente.

Erikka Lotfield, autor da investigação, revelou que o café contém inúmeros compostos ativos, incluindo potássio, cafeína e ácidos fenólicos

O estudo foi desenvolvido com base em dados de uma outra investigação realizada entre 1998 e 2009 e que observou 90.317 adultos com cancro ou com historial de doenças cardiovasculares. No âmbito dessa investigação, foram registadas informações relacionadas com a saúde e dieta dos participantes, incluindo a quantidade de café consumida por dia, noticiou o “NiT”.

Em 2009, aproximadamente 8.700 participantes já tinham morrido. Os novos investigadores analisaram vários fatores que poderiam ter contribuído para estas mortes, tal como fumar ou beber café. Concluiu-se que quem bebia café morria mais tarde, ao contrário do que os que não bebiam. Por sua vez, os que ingeriam entre quatro a cinco cafés eram os que tinham um menor risco de morrer cedo.

Beber entre 400 miligramas de cafeína por dia não foi associado a nenhuns riscos de saúde a longo prazo.