Estudo: Alimentação influencia estados de humor 865

 

 

01 de outubro de 2018

Um grupo de investigadores da Universidade de Guelph, no Canadá, concluiu que o nosso estado de espírito altera-se quando sentimos fome. Os investigadores descobriram que um estado de hipoglicemia é gerador de stress tanto a nível físico como a nível psicológico.

Este estudo analisou o impacto dos diferentes níveis de açúcar no sangue e o estado de humor. Para tal, os investigadores utilizaram ratos e testaram as consequências no organismo dos animais, de ter uma quebra repentina dos níveis glicémicos.

«Quando as pessoas pensam nos efeitos do humor e do stress, normalmente pensam nas questões psicológicas e não necessariamente nos fatores metabólicos», explica Thomas Horman, o principal investigador do estudo. O estudioso afirma ainda ter encontrado provas da influência da alimentação nos estados de humor. Os animais que foram injetados com um inibidor de metabolismo, que reduziu os níveis de glicemia, mostraram maiores sinais de stress, ao terem uma maior concentração de corticosterona (uma hormona ligada ao stress), no organismo.

Esta pesquisa conclui, então, que os animais que estavam num estado de hipoglicemia mostravam-se mais stressados. A nutrição pode, por isso, ser uma forma de evitar estados mais depressivos e até stress, mas é necessário ter em mente que a ansiedade pode ter diferentes causas, dependendo da pessoa.

Se a pessoa não se alimenta de forma adequada, essa inadequação pode levar mesmo a alterações de humor. «Se uma pessoa está constantemente a falhar refeições, isso pode estar a afetar o seu estado emocional, a um nível constante», explicam os investigadores do estudo, defendendo que se deve manter uma alimentação saudável e variada, que promova um estilo de vida saudável.