Estudo: Adoçantes podem causar problemas de saúde sérios 1403

Segundo um estudo, publicado no International Journal of Molecular Sciences, os adoçantes artificiais comuns podem fazer com que bactérias intestinais saudáveis se tornem doentes e invadam a parede intestinal, podendo causar sérios problemas de saúde.

O estudo, denominado por “Artificial Sweeteners Negatively Regulate Pathogenic Characteristics of Two Model Gut Bacteria, E. coli and E. faecalis“, é da autoria de investigadores da Anglia Ruskin University, no Reino Unido.

Este é o primeiro estudo a mostrar os efeitos patogénicos de alguns adoçantes artificiais amplamente usados (sacarina, sucralose e aspartame) em dois tipos de bactérias intestinais, a E. coli (Escherichia coli) e a E. faecalis (Enterococcus faecalis).

Investigações anteriores mostraram que os adoçantes artificiais podiam alterar o número e o tipo de bactérias no intestino. Esta nova investigação, demonstrou que os adoçantes também podem tornar as bactérias patogénicas.

Estas bactérias, que atravessam a parede intestinal, podem entrar na corrente sanguínea e reunir-se nos gânglios linfáticos, fígado e baço, “causando várias infeções, incluindo septicemia”.

O estudo mostra que numa concentração equivalente a duas latas de refrigerante diet, os três adoçantes artificiais aumentaram significativamente a adesão de E. coli e E. faecalis às células intestinais Caco-2 e aumentaram a formação de biofilmes.

Os três adoçantes fizeram com que as bactérias intestinais patogénicas invadissem as células Caco-2 encontradas na parede do intestino, com exceção da sacarina que não teve efeito significativo na invasão de E. coli.

Pode consultar o estudo aqui.