17 de outubro de 2018 Quatro estudantes portugueses vão representar Portugal, na ECOTROPHELIA Europe, uma iniciativa que promove a inovação alimentar, com a “Bean Ready”, uma feijoada vegetariana «alternativa ao consumo de carne e de peixe», revelou hoje a líder da equipa. «Estamos muito atentos às tendências do mercado, e há uma grande tendência em aumentar o consumo de proteína vegetal, em vez do consumo de proteína animal. Por isso, pensamos em adaptar uma refeição tradicional portuguesa a estas tendências», contou Patrícia Soares, líder da equipa vencedora da edição nacional do Prémio ECOTROPHELIA. A equipa, composta por três estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e um estudante da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, vai representar Portugal na competição do Prémio ECOTROPHELIA Europe (uma iniciativa que premeia a inovação alimentar), que decorre este fim de semana, na feira internacional SIAL Paris, uma das maiores feiras agroalimentares da Europa. Ao utilizar produtos nacionais como o feijão, enchidos vegetais (morcela vegetariana e tofu), cogumelos e couve para elaborar esta refeição, os jovens cumpriram o seu objetivo, que, segundo Patrícia Soares, foi «elaborar uma refeição alternativa ao consumo de carne e de peixe, mas que refletisse todo o seu sabor, textura e alimentos». «Tivemos de refletir na escolha dos ingredientes, em quais podíamos utilizar, tivemos de balancear o valor energético, o teor de proteínas e de gorduras, contudo, o nosso grande desafio foi encontrar uma forma de conseguir transmitir o sabor característico da feijoada sem qualquer ingrediente de origem animal», salientou à agência “Lusa”. Para a estudante universitária, esta não é «uma refeição exclusiva a vegetarianos», mas sim «uma refeição que motiva as pessoas a consumirem mais leguminosas». No Prémio ECOTROPHELIA Europe competem 17 equipas de estudantes do ensino superior por quatro prémios: ouro no valor de cinco mil euros, prata no valor de três mil euros, bronze no valor de dois mil euros e estratégia de comunicação no valor de 500 euros. |