Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro com objetivos para a nutrição e alimentação 1465

Encontra-se em consulta pública, até ao dia 29 de julho, a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), com objetivos e estratégias concretas relacionadas com as áreas da alimentação e da nutrição.

“A ENLCC contempla a promoção da alimentação saudável como uma das áreas centrais do Pilar da Prevenção e contempla ainda a necessidade de aumentar a integração dos cuidados nutricionais nos cuidados de saúde aos doentes oncológicos”, explica o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável em comunicado, que colaborou com este projeto. As doenças oncológicas representam, em Portugal, “a segunda causa de morte e a principal causa de anos de vida potencialmente perdidos, ajustados para a morbilidade”.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável diz que “alimentação inadequada, excesso de peso e obesidade (67,6% da população portuguesa vive com excesso de peso e cerca de 28,7% com obesidade) aumentam o risco das neoplasias mais prevalentes”, que podem ser em 30% prevenidas com uma alimentação saudável”. Por outro lado, “a gestão otimizada da doença oncológica requer a integração de cuidados nutricionais, já que os doentes oncológicos têm um risco acrescido de deterioração do estado nutricional”.

A perda de peso é um sintoma de apresentação frequente, em cerca de 50% dos doentes e este número pode chegar até aos 80% durante o curso da doença. A proposta de Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro (ENLCC), com o horizonte temporal 2021-2030, foi elaborada pelo Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde, em estreito alinhamento com o Plano Europeu de Luta Contra o Cancro.

Saiba mais aqui.