O projeto “Cook&Live4H3: Health, Heritage and Humanity” de alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e da Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra (ETHC) foi galardoado com o Selo Nacional de Qualidade eTwinning.
Este trabalho conjunto resultou na recolha, confeção e valorização nutricional de receitas tradicionais portuguesas, com o objetivo da valorização e preservação do património gastronómico nacional e a promoção conhecimento nutricional junto dos futuros profissionais de hotelaria.
O projeto envolveu jovens dos cursos de Técnico de Cozinha Pastelaria (nível IV) e de Gestão e Produção de Cozinha (Nível V) da ETHC e da licenciatura em Dietética e Nutrição (nível VI) da ESTeSC.
Os alunos da ETHC fizeram a recolha e as fichas técnicas de receitas tradicionais portuguesas, enquanto que os estudantes da ESTeSC ficaram responsáveis pela valorização nutricional, interpretação, e desenvolvimento de propostas de melhoria destas receitas, salvaguardando sempre a identidade cultural dos pratos.
Esta parceria entre a ESTeSC e a ETHC surge em vésperas de Coimbra se assumir como Região Europeia de Gastronomia em 2021, após uma candidatura promovida pela CIM Região de Coimbra e que conta com o apoio do Instituto Politécnico de Coimbra, da ETHC, da Universidade de Coimbra, do Turismo do Centro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.