Nos dias 21 e 28 de agosto, pelas 18h00, as Conversas com Barriguinhas vão realizar duas sessões online dedicadas ao primeiro ano de vida do bebé. Nestes dias, especialistas em saúde materna e obstétrica vão partilhar com as famílias tudo o que precisam de saber para serem bem-sucedidos na nova jornada da parentalidade. As inscrições gratuitas já estão disponíveis no site.
Entender o choro do bebé, uma das principais formas de comunicação nos primeiros meses de vida, é essencial para responder adequadamente às suas necessidades. Fome, sede, sono, tédio, desconforto, medo e cólicas são alguns dos motivos que podem estar na origem do choro. Na sessão de dia 21 de agosto, a enfermeira especialista Conceição Santa-Martha vai ajudar a decifrar os diferentes tipos de choro permitindo-lhes identificar a causa e encontrar a melhor forma de acalmar o bebé.
Também neste dia, a médica dentista e autora do blog Dente a Dente, Inês Guerra Pereira, vai abordar a importância da higiene bucal do bebé, antes mesmo dos primeiros dentinhos. A especialista vai explicar como a limpeza suave das gengivas com gaze ou um pano húmido ajuda a remover os resíduos de leite e bactérias.
Já no dia 28, o foco estará nas cólicas, que são um dos fatores que mais provocam desconforto no recém-nascido. A psicóloga pediátrica Clementina Almeida, da ForBabiesBrain, vai partilhar as melhores dicas para aliviar as cólicas e ajudar os pais a proporcionarem conforto ao bebé.
Ao longo do primeiro ano de vida, o bebé alcança vários marcos de desenvolvimento, sendo necessário que as famílias estejam atentas à sua saúde, alimentação e acontecimentos, como, por exemplo, o aparecimento dos primeiros dentes. Por isso, também no dia 28 de agosto, as enfermeiras especialistas em saúde infantil e pediatria Ana Gaspar e Diana Calaia, da Aventura do Cuidar, vão explicar aos pais quais os sinais a que devem estar atentos nos primeiros 12 meses de vida.
E porque esta sessão também é dedicada à saúde da grávida, a fisioterapeuta pélvica Rita Avelino vai demonstrar posturas saudáveis que as mulheres devem adotar durante o período da gestação.
Por fim, em ambas as sessões, as grávidas vão ficar a saber mais sobre os benefícios que as células estaminais do cordão umbilical do bebé representam para a saúde, com o apoio de Sofia Figueiredo, conselheira em células estaminais da Crioestaminal e Carla Cardoso, responsável pelo departamento de investigação e desenvolvimento da Crioestaminal. Em caso de necessidade, estas células, que são unicamente colhidas no momento do parto, podem ser utilizadas pelo bebé e familiares compatíveis, no tratamento de mais de 90 doenças.