Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Gaia: duas décadas de dedicação ao ensino, saúde e investigação 291

A Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia comemora, no próximo dia 26 de outubro, o seu 20º aniversário. A instituição integra, a par da Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE), o Campus Académico de Gaia do Instituto Piaget.

São duas décadas de um contributo fundamental para a educação, saúde e investigação, bem como para a qualidade de vida e bem-estar da comunidade envolvente. Ao longo destes 20 anos, a Escola – por onde passaram centenas de estudantes – transformou-se num referencial de qualidade educacional, incontornável na região, formando profissionais altamente qualificados e de grande impacto na área da saúde.

Atualmente, esta Escola Superior de Saúde integra na sua oferta formativa as licenciaturas de Enfermagem, Fisioterapia e Acupunctura e um mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

Leciona também mais de duas dezenas de pós-graduações em áreas ligadas à saúde ou conexas, como a gestão de recursos humanos, gestão da qualidade, gerontologia e geriatria, entre outras, bem como vários CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais). Estes últimos são cursos superiores de curta duração – quatro semestres, o último dos quais de estágio – ministrados no âmbito do ensino politécnico e classificados como cursos de nível 5 pelo Quadro Nacional de Qualificações.

O programa das comemorações dos 20 anos pretende reunir toda a comunidade académica, sendo também uma oportunidade para agradecer a todos aqueles que, de alguma forma, colaboraram e se cruzaram com a Escola.

Num dia intenso de festejos, com início marcado para as 12 horas, estão previstas duas mesas-redondas, uma palestra (sobre inteligência artificial aplicada à saúde), um almoço com a comunidade académica, um Porto de Honra, com a presença da Tuna Académica, e um Sunset, organizado pela Associação de Estudantes.

Entre os convidados confirmados contam-se a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco; o bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, António Lopes; o fundador do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz; representantes do poder autárquico; antigos diretores da Escola e muitos diplomados.