Maria Manuel Velosa encontra-se a escassos dias de concluir o mandato anual como presidente da Direção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN). Em entrevista à VIVER SAUDÁVEL, a ainda responsável pela representação dos futuros nutricionistas salienta o trabalho desenvolvido em prol do acesso à profissão e confessa que “a integração no movimento associativo é transformadora”.
VIVER SAUDÁVEL (VS) – Quais os principais desafios enfrentados pela equipa da ANEN ao longo deste ano?
Maria Manuel Velosa (MMV) – O principal desafio enfrentado pela ANEN, assim como por todos os Estudantes de Nutrição, foi, sem dúvida, o acesso à profissão. Não obstante, persistem desafios que se mantêm ao longo do tempo, como o de aproximar os estudantes do movimento associativo e garantir que o trabalho desenvolvido em prol dos seus interesses é comunicado de forma clara e eficaz. Estes desafios, embora complexos, foram enfrentados com empenho pela equipa ao longo do mandato, reconhecendo, naturalmente, a importância da sua melhoria contínua.
VS: Foram várias as iniciativas e bandeiras da ANEN. Que conquistas destaca?
MMV – Destaco, com satisfação, o trabalho desenvolvido no âmbito do acesso à profissão, materializado na criação da primeira moção da ANEN aberta à subscrição individual por estudantes e profissionais. Este foi um marco importante, reforçado pela oportunidade de apresentar o posicionamento dos estudantes a três partidos com assento parlamentar e à Secretaria de Estado da Saúde.
Igualmente relevante foi o compromisso com o registo da memória institucional, essencial para honrar o passado e projetar um futuro de conquistas. Este objetivo ganhou forma com a construção da Rede Alumni da ANEN e a publicação da revista anual “VOZ da (jovem) Nutrição”, que reflete a dedicação e realizações da equipa do mandato 2024. Por fim, sublinho a criação de um formulário no site da ANEN para a submissão de intenções de candidatura, uma ferramenta que simplifica e incentiva a participação ativa dos estudantes interessados em contribuir para o trabalho da federação.
VS – O trabalho da ANEN é contínuo. O que espera da próxima presidente?
MMV – O trabalho desenvolvido pela ANEN tem um objetivo único e fundamental: a defesa dos interesses dos Estudantes de Nutrição. Este compromisso tem sido o alicerce de todas as direções que, ao longo do tempo, contribuíram de forma singular para esta causa comum.
À equipa liderada pela colega Luísa Dias fica o desafio de continuar a construir uma ANEN cada vez mais representativa e próxima daqueles que representa, fiel à missão que transcende os dirigentes e perdura como um projeto coletivo dos Estudantes de Nutrição.
VS – Como caracteriza e que balanço faz deste mandato?
MMV – Tal como referiu, o trabalho da ANEN é contínuo e muitos dos desafios sobre os quais trabalhamos ao longo do mandato, tiveram o seu início em mandatos anteriores e terão continuidade nas equipas futuras. Não obstante, o compromisso para com os Estudantes de Nutrição e para com a própria ANEN foi aquilo que nos guiou ao longo do ano de 2024. Os objetivos alcançados e o feedback dos estudantes, permitem-nos fazer uma avaliação positiva deste mandato, cientes de que este é um projeto cujo objetivo é o crescimento contínuo.
VS – O que se segue na sua vida profissional?
MMV – Continuarei a desenvolver e a aprofundar o meu gosto pela Nutrição Comunitária e Saúde Pública, com a esperança de contribuir para a valorização da Nutrição e Alimentação enquanto ferramenta para a garantia de um futuro saudável e sustentável.
VS – Que mensagem deixa aos futuros nutricionistas?
MMV – Contribuir para uma causa maior do que nós, que transcende e inspira gerações, tem um valor imenso. A integração no movimento associativo é transformadora, não apenas para as causas que defendemos, mas, sobretudo, para nós mesmos.