Encontre a sua motivação para perder peso 504

Setembro é o mês ideal para definir com novas resoluções, sendo uma das mais procuradas a perda de peso. Muitas pessoas decidem subtrair uns quilos à balança após as férias, embora não consigam encontrar a motivação necessária para atingir o seu objetivo. Se também não sabe como encontrar a motivação para perder peso, Pilar Morales, Chefe de Coaching de PronoKal, dá-lhe algumas dicas.

Encare o regresso às rotinas como uma época para pensar em cuidar de si, iniciando um tratamento de perda de peso ou, talvez, a recomeçar ou a reconectar-se com os seus objetivos para alcançar um peso e uma vida mais saudável. Neste processo de iniciar um tratamento de emagrecimento ou de retomar um tratamento, a motivação é um componente essencial. A motivação tem uma base emocional: é como a energia que nos permite passar do desejo à ação, e deve ser distinguida da consciência da necessidade. Uma pessoa pode ter consciência, por exemplo, da necessidade de perder peso e isso é construído sobre uma base racional. Esta base cognitiva, embora muito importante, é por si só insuficiente para iniciar o processo e para começar realmente a atingir o objetivo. Precisamos também da energia que a motivação traz e isso tem muito mais a ver com o que nos fala ao coração, com a parte emocional.

Para encontrar motivação, pode fazer a si próprio perguntas como estas:

• O que é realmente importante para mim para atingir este objetivo de perda de peso?
• O que é que este objetivo tem que me faz realmente feliz?
• Que benefícios quero obter com este peso mais saudável?
• O que é que realmente importa para mim?

Resumindo, o que me faz sorrir quando penso que já atingi o meu objetivo? Pode dizer-se que a motivação é isso mesmo: o que nos faz sorrir quando pensamos que o nosso objetivo já foi cumprido. Algumas pessoas têm muita dificuldade em relacionar-se com os benefícios antes de os terem alcançado e, por vezes, são motivadas por aquilo a que se chama motivação negativa. Não porque seja má, mas simplesmente porque não se concentra nos benefícios que quer alcançar, mas naquilo que quer evitar. Se tem este tipo de motivação e ela funciona para si, não tem de a mudar, mas a verdade é que a maioria das pessoas é mais estimulada pela motivação positiva quando se trata de atingir um objetivo.

Por vezes, o que torna difícil manter a motivação é para onde dirigimos o nosso foco. Na vida, por vezes queremos alcançar certos benefícios, mas para isso temos de fazer coisas que não são tão agradáveis. Se a nossa atenção estiver centrada naquilo que consideramos um sacrifício ou um esforço, estamos a perder energia. Por outro lado, se concentrarmos a nossa atenção nos benefícios que queremos alcançar, no cortar a meta, estamos a conseguir o efeito contrário: estamos a encher-nos de energia. Por esta razão, recomendamos este tipo de motivação positiva que recarrega as suas baterias para começar o seu tratamento de emagrecimento.

Aqui resumimos os três passos desta estratégia de motivação positiva:
1. Ligue-se a uma voz interior agradável e simpática e envie a si próprio uma mensagem relacionada com o objetivo que pretende alcançar (por exemplo, “como será bom atingir este peso saudável”). Não se esqueça da importância de ter um tom amigável.
2. Visualize uma imagem de si próprio com esse objetivo alcançado.
3. Conecte-se com a satisfação desse objetivo. Perceba como se sente, a felicidade e os benefícios que está a experienciar e traga essa satisfação consigo, com a consciência de que este é o primeiro passo para atingir o objetivo que tantos benefícios que trará inúmeros benefícios para a sua saúde e para a sua vida.

Carregue o seu coração com motivação positiva para facilitar as suas ações.