Empresa portuguesa introduz húmus de tremoço no Reino Unido 1225

A Tarwi Foods (Tarwi é como é designado o tremoço na América do Sul) é uma empresa criada por três portugueses, que decidiu registar a patente do Lummus, um húmus à base de tremoço em vez de grão-de-bico e exportá-lo para o Reino Unido.

A empresa foi criada quando a cofundadora Catarina Gorgulho, em 2019, quando percebeu as qualidades nutritivas do tremoço.

Em entrevista à agência Lusa, a empresária destacou as características principais desta leguminosa que tem três vezes mais proteína que quinoa, três vezes mais fibra do que aveia, três vezes mais ferro do que couve, ao mesmo tempo que tem menos calorias, gordura e colesterol do que alimentos à base de hidratos de carbono, como pão ou batatas.

O tremoço, sublinhou, “é uma alternativa à soja que é muito mais sustentável, no sentido em que cresce na Europa, a nível proteico é igual ou melhor e 80% da produção vai para alimentar gado porque não existe interesse para consumo alimentar”.

Tendo em conta estes dados, Catarina Gorgulho decidiu durante o confinamento da pandemia covid-19, desenvolver um produto à base de tremoço, e o resultado foram quatro sabores: clássico, tomate seco, beterraba e ervas aromáticas.

“Quisemos apresentar o tremoço numa forma simples e conveniente, e o húmus é algo que eles já conhecem. As primeiras opiniões são positivas, disseram-nos que é melhor do que o húmus normal, mais leve”, indicou à Lusa.

A portuguesa, que reside no Reino Unido, percebeu que sendo esta uma leguminosa pouco conhecida no Reino Unido, viu uma oportunidade para a promover.

“Sabendo que o mercado no Reino Unido está a crescer em termos de requisitos alimentares e de interesse em mudar a dieta, o tremoço é algo que tem imenso potencial porque os britânicos nem sequer sabem que existe”, explicou.

Já em Portugal, esta leguminosa precisa de ser apresentada numa forma diferente daquela a que os portugueses estão habituados.

“É preciso reeducar o consumidor sobre o perfil nutricional do tremoço e fazer um rebrand para ser algo apelativo, moderno e “trendy“, disse.

O Lummus já se encontra à venda em algumas lojas independentes, e a partir de maio vai entrar numa nova rede de distribuidores com acesso a centenas de estabelecimentos comerciais, incluindo a rede de supermercados biológicos Planet Organic.

Recentemente, o Lummus foi finalista na categoria “Best Snack Innovation” dos Prémios World Food Innovations da feira Internacional Food and Drink (IFE) 2022 devido ao conceito inovador.