Em caso de queimadura solar, diga não às mezinhas com alimentos 833

Os dias de calor intenso que se fazem sentir nos meses de verão são propícios a queimaduras solares, quando a prevenção e atenção constantes não são um foco de prioridade.

A ponta do nariz, os lábios, a zona dos olhos, as orelhas e o couro cabeludo são especialmente sensíveis. Em caso de queimadura, nestas zonas, ou não, é importante atuar de forma consciente e de acordo com as soluções mais eficazes e cientificamente consideradas, por oposição a, por exemplo, mezinhas com alimentos.

Neste sentido, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) partilhou nas suas redes sociais um conjunto de atuações a não considerar para solucionar o problema. No caso de alimentos, desaconselha a aplicação de manteiga, óleo e clara de ovo: “estas velhas mezinhas são totalmente contraindicadas”, explica.

Também se deve evitar a aplicação de pasta dos dentes, álcool, produtos que aumentem a temperatura das zonas queimadas, mexer nas bolhas, colocar água ou gelo, esfregar ao limpar e secar, colocar algodão ou usar roupa apertada. Todas estas opções poderão prejudicar ainda mais o estado da queimadura.

Boas práticas a adotar 

Os casos mais graves de queimaduras solares, em particular quando se formam bolhas, “precisam de cuidados médicos”. Já os escaldões considerados ligeiros podem ser tratados em casa, “com a adoção de algumas medidas que ajudam a aliviar os sintomas”.

Poderá ser benéfico arrefecer a pele queimada, seja com um curto duche ou banho de água fria, ou com a aplicação de compressas frias. A aplicação de uma loção ou gel pós-solar pode ajudar a aliviar o desconforto.


Um bom estado de hidratação é fundamental, pelo que beber água é importante. Resta uma monitorização da temperatura corporal e a não exposição ao sol: “não importa a gravidade do escaldão, fique na sombra”.

A frequência de escaldões está associada a problemas como o envelhecimento da pele, o aparecimento de manchas (como melasma) e, em casos mais graves, de cancro da pele. O uso de roupas frescas, de protetor solar adequado e o evitar da exposição solar nas horas de maior calor são medidas a adotar o mais possível.