Educação: ‘Calmamente’ em debate no Seminário INEDIT.Maia 634

A Mente de Principiante, associação com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, vai marcar presença, no dia 2 de abril, no Seminário INEDIT.Maia, que decorre na Escola Secundária da Maia, distrito do Porto. O evento tem como objetivo trazer ao debate as grandes políticas educativas com impacto para a comunidade. A organização é da Câmara Municipal da Maia em parceria com SINCLab – Social Inclusion Laboratory, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Dirigido a agentes educativos e com enfoque nas políticas educativas participadas, disruptivas e de inovação, o Seminário INEDIT.Maia vai abrir espaço para o debate, envolvendo referências nacionais e internacionais, com destaque especial para a participação exclusiva do Diretor para a Educação e Competências da OCDE, Andreas Schleicher.

Este evento, organizado em parceria com o SINCLab – Social Inclusion Laboratory, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, decorre no Grande Auditório do Fórum da Maia (1 de abril), e na Escola Secundária da Maia (2 de abril).

No dia 2 de abril, a convite da Câmara Municipal da Maia, Andreia Espain, presidente da direção da Associação Mente de Principiante vai participar no painel da tarde, onde abordará as experiências, metodologias e os resultados do programa de educação socioemocional CALMAMENTE – Aprendendo a Aprender-se, que a organização tem vindo a implementar em várias escolas e turmas de norte a sul do país, impactando já mais de 3.000 alunos.

“Mais e melhor educação através das competências socioemocionais: as pistas deixadas pelo programa “Calmamente: Aprendendo a Aprender-se”, é o nome da palestra que conta com a intervenção de Andreia Espain e ainda de Francisco Machado, da Universidade da Maia.

No sábado, realiza-se ainda o MENTALIZA-TE, dirigido aos alunos do 9.º ao 12.º ano, que inclui workshops sobre estratégias de gestão de ansiedade, perspetivas sobre autoimagem e autoconceito, literacia financeira para jovens, com os olhos postos na vida adulta, e o desafio de criação de um Graffiti dedicado à temática da Saúde Mental.