A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) promove a 11 de novembro, entre as 11h30 e as 13h00, uma sessão dedicada ao tema “DPOC – Através das diferentes fases”, que conta com a moderação da Prof. ª Marta Drummond e do Prof. Carlos Robalo Cordeiro, patrocinada pela GSK e Bial.
A sessão tem início com a intervenção do Prof. Alvar Agusti, que vai apresentar a “Patogénese da DPOC: contributos da relação gene-ambiente ao longo da vida”, segue-se a apresentação do Prof. David Halpin que pretende abordar a questão “Poderemos alterar o curso natural da DPOC?” e, finalmente, a intervenção pioneira da Prof. Cristina Gavina, médica cardiologista, que vai partilhar a sua visão sobre a “Importância da co-morbilidade cardíaca no doente com DPOC”.
Além de ser atualmente a terceira principal causa de morte a nível mundial, a DPOC tem também um grande impacto económico nos sistemas de saúde. De acordo com o relatório de 2022 da Global Iniciativa for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD), o custo total das doenças respiratórias ronda os 6% do orçamento anual para os cuidados de saúde na União Europeia, sendo que a DPOC representa 56% dessa despesa (38.6 mil milhões de euros). O custo advém, sobretudo, do tratamento das exarcebações[1]. A DPOC é uma doença respiratória crónica que se caracteriza pela limitação crónica do fluxo de ar, falta de ar/dispneia, tosse, pieira e aumento da produção de expetoração, sintomas que podem limitar a capacidade da pessoa para realizar as atividades diárias normais[2].
Esta sessão faz parte do 38º Congresso de Pneumologia da SPP que se realiza entre os dias 10 e 12 de novembro, no Algarve. O encontro vai reunir intervenientes na área da patologia respiratória, promovendo várias sessões científicas que abrangem a vertente de diagnóstico, monitorização da doença e terapêutica.
O Congresso deste ano é também o XII Congresso Luso-Brasileiro, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, uma oportunidade para estar em contacto com a Pneumologia Brasileira e com um leque de especialistas de excelência reputados a nível internacional. Em associação ao evento, acontecerá também a Conferência da Union Europe On Lung Health, na qual haverá um conjunto de intervenções na área da tuberculose.
Para mais informações sobre o evento, consulte o programa completo aqui: https://www.sppneumologia.pt/uploads/subcanais_conteudos_ficheiros/programa-congresso-spp-2022_3salas.pdf.
Referências:
1. Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Gold reports 2022. https://goldcopd.org/2022-gold-reports-2/. Consultado em novembro 2022
2. Respira, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas. Perguntas. http://www.respira.pt/#/content/303f0827-19b1-49c0-ad6c-097ab4445b21. Consultado em novembro 2022