Diretora de Recursos Humanos da Gilead Sciences Portugal entre os principais profissionais de gestão de pessoas 631

No livro “Gestão de Pessoas em Tempo de Pandemia”
Diretora de Recursos Humanos da Gilead Sciences Portugal entre os principais profissionais de gestão de pessoas

Sofia Brazão, Associate Director HR Portugal e Eastern European Distributors da Gilead Sciences Portugal, é um dos profissionais de recursos humanos que integra o livro “Gestão de Pessoas em Tempo de Pandemia”, lançado em julho de 2022, que conta com a coordenação de José Bancaleiro e Nuno Moreira, e que reúne a experiência de 50 gestores durante o período da pandemia.

Um artigo sobre o que foi a gestão de capital humano nos últimos dois anos e o que continua a ser no novo paradigma do regime híbrido de trabalho, “Pandemia como acelerador para a mudança” conta a história do que foi a resposta do departamento de RH da Gilead Sciences na reação à pandemia, com principal foco e preocupação com as pessoas, de forma a manter colaboradores empenhados, comprometidos com a empresa e com os clientes.

“No nosso caso, profissionais de recursos humanos, as empresas viraram-se para nós para ver que solução tínhamos… Este papel tantas vezes discreto nas organizações (normalmente quando corre bem não vemos a sua atuação) ficou sob as luzes da ribalta. Além de lidarmos com os nossos próprios desafios enquanto indivíduos e colaboradores, tivemos de fazer um exercício de empatia ainda mais desafiante, para além da câmara, para além do silêncio e da ausência de contacto presencial, e encontrar forma de manter todos a salvo da confusão, do medo e da solidão, e a trabalharem nesta realidade como se não tivessem nunca tido outra”, refere Sofia Brazão no seu artigo.

Sofia Brazão é responsável de recursos humanos Portugal e dos distribuidores do Leste Europeu na Gilead Sciences há sete anos. Trabalhou oito anos como diretora de recursos humanos no Grupo Lactalis em Portugal e na sede, em França, como talent manager. Começou em sua carreira em 1999, na Ray Human Capital, tendo ingressado na área de desenvolvimento organizacional da Vodafone em 2004, onde esteve dois anos e meio antes de integrar o Grupo Lactalis.