Dieta equilibrada pode ajudar a controlar sintomas mais comuns da menopausa 1210

A mais recente revisão científica da British Nutrition Foundation determina que um padrão alimentar saudável e equilibrado pode ajudar a controlar os sintomas mais comuns da menopausa.

De acordo com a entidade, um número considerável de mulheres já usou medicação ou vitaminas para aliviar os sintomas da menopausa quando, na verdade, uma dieta saudável e equilibrada parece ser a chave para um estilo de vida mais confortável, ao mesmo tempo que também contribui para um apoio dos ossos e do coração.

De modo a compreender melhor esta matéria, os investigadores analisaram o papel dos padrões alimentares e da suplementação (como vitaminas, por exemplo) para lidar com sintomas como ondas de calor, alterações do peso corporal, depressão, ansiedade ou distúrbios do sono. As conclusões são, contudo, algo limitadas.

A revisão científica demonstra que padrões alimentares considerados mais saudáveis, como é o caso da dieta mediterrânica, “podem ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos sistemas vasomotores, como ondas de calor, além de ajudar a controlar o peso corporal ou as alterações na forma corporal pelo qual muitas [mulheres] passam durante a experiência da menopausa”, informa a Fundação.

No entanto, os especialistas alertam que existem “evidências limitadas disponíveis para sugerir que os padrões alimentares ou a ingestão de suplementos, como vitaminas do complexo B, podem ajudar a aliviar os sintomas psicológicos durante a menopausa, incluindo depressões, ansiedade e alterações cognitivas”.

Uma das conclusões mais positivas desta revisão científica, seguindo a evidência de que as mulheres que passaram pela menopausa correm um risco acrescido de desenvolver problemas cardiovasculares e de osteoporose, é que um padrão alimentar saudável “pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 e de alguns tipos de cancro”, principalmente se à nova dieta se juntar o aumento da atividade física.