Diabetes gestacional aumenta risco de crescimento excessivo do feto aos 6 meses 700

11 de Abril de 2016

Um estudo, realizado por investigadores da Universidade de Cambridge, revelou que os bebés de mães obesas com diabetes gestacional são cinco vezes mais propensos a ser excessivamente grandes aos 6 meses de gravidez.

Esta patologia, para além de afetar a saúde da mãe, torna o bebé maior, realidade que faz com que as grávidas corram riscos durante o parto. A diabetes gestacional também pode aumentar a probabilidade dos bebés virem a desenvolver obesidade e diabetes durante a vida adulta, concluíram os cientistas, ao avaliarem mais de 4.000 mulheres, prestes a ser mãe pela primeira vez.

Das 4.069 mulheres estudadas, 171 (4,2%) tinham diabetes gestacional às 28 semanas, ou depois desse período. Os investigadores verificaram que os fetos de mulheres diagnosticados com diabetes gestacional cresceram excessivamente antes do diagnóstico, entre as 20 e 28 semanas, de acordo com a investigação citada pelo “ScienceDaily”.

Os investigadores também estudaram mulheres obesas. Mesmo na ausência de diabetes, os bebés de mulheres obesas também eram duas vezes mais propensos a ser grandes às 28 semanas. A combinação de obesidade e diabetes gestacional foi associada a um risco quase 5 vezes maior de crescimento excessivo do pelas 28 semanas .