O Dia Nacional da Saúde Sexual, que se assinala esta segunda-feira, é dedicado ao tema do consentimento, revelou no passado sábado (02) a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, destacando que este é um “elemento crucial” independentemente do género ou orientação sexual.
O consentimento foi o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde Sexual para assinalar este dia, em que se celebra o Dia Nacional da Saúde Sexual, e “enfatizar para a consciencialização e promoção de direitos”, adianta em comunicado a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC).
“Este [consentimento] é um elemento crucial de qualquer encontro sexual saudável, implicando o respeito e a autonomia de todas as pessoas em matéria sexual, independentemente do género, da orientação sexual ou de qualquer outro fator”, destaca.
O Dia Nacional da Saúde Sexual celebra-se a 04 de setembro, tendo Portugal sido o “primeiro país a reconhecer oficialmente” este dia em 2021, “um marco significativo na promoção da consciencialização e defesa da saúde sexual”, cita a Lusa.
“O reconhecimento oficial do Dia Nacional da Saúde Sexual não apenas reconhece a importância da saúde sexual na sociedade portuguesa”, refere a SPSC, lembrando que são também objetivos a promoção da educação sexual nas escolas, a redução do estigma em torno deste tema, a garantia de acesso a serviços de saúde sexual e o apoio à investigação nesta área.
Citada no comunicado, a presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, Joana Carvalho, destaca que a celebração que se assinala esta segunda-feira é “uma conquista coletiva” e “sinal de progresso”.
“A saúde sexual é, pois, um terreno frágil, que cabe lembrar, celebrar e garantir que tem lugar nas agendas políticas e de saúde pública”, acrescenta.
A Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica dedica-se desde 1985 à promoção e implementação da saúde e direitos sexuais em Portugal, tendo já agendado para os dias 22 e 23 de setembro um encontro nacional no Museu da Farmácia, em Lisboa.