DGS vai reunir com a Indústria Alimentar e sugerir alteração de produtos 851


13 de setembro de 2017

A DGS está a preparar um conjunto de recomendações para expor junto da Indústria Alimentar, relativamente à quantidade de açúcar e sal presente nas bolachas. Esta decisão surge na sequência de um estudo a algumas bolachas de água e sal e bolachas Maria, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que revelou ser possível produzir os mesmos produtos com melhor qualidade nutricional.

«Temos de tentar criar ambientes nos supermercados, nos mercados e nas lojas para que a oferta alimentar tenha teores médios menores de açúcar e de sal. Estamos a ultimar aquilo que podem vir a ser metas ou objetivos», adiantou ao “DN” Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS.

Dentro de algumas semanas, a DGS deverá «reunir-se com a Indústria Alimentar no sentido de fazer sugestões de reformulação de produtos», não só de bolachas mas também de outros setores, entre os quais a charcutaria. «As decisões têm de ser tomadas pelo Estado e pela Indústria, para que cheguemos a objetivos alcançáveis», explicou.