Numa altura em que a quarentena é uma realidade, em que compramos mais espaçadamente, aumenta a necessidade de criar receitas práticas e nutritivas, principalmente com produtos com maior durabilidade, como é o caso das conservas.
“As conservas sempre foram alimentos bastante procurados quando é necessário dispor de uma reserva alimentar de boa qualidade nutricional, segura e de grande durabilidade”, indica o blog Nutrimento.
Por essa razão o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) elaboraram um manual com a colaboração com o Chef Fábio Bernardino.
Este manual com “dezenas de receitas saudáveis, saborosas, rápidas e fáceis de preparar e ao mesmo ´sofisticadas`, pretende também mostrar “a grande diversidade de pratos que é possível fazer” com produtos enlatados.
“Felizmente, o mercado nacional oferece atualmente uma enorme variedade de conservas de pescado e de leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas…) que são alimentos de grande valor nutricional. O modo de processamento melhorou substancialmente nos últimos anos e hoje é frequente encontramos conservas com teores de sal mais baixos, gordura de qualidade e matéria prima escolhida criteriosamente”, explica o portal Nutrimento.
O guia “Receitas com Enlatados” apresenta também conselhos para fazer boas escolhas no supermercado e ainda cuidados a ter, tanto na conservação e armazenamento como na altura da confeção.
Pode consultar o manual aqui.