29 de dezembro de 2018
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, na passada semana, uma norma sobre a Hospitalização Domiciliária (HD) em idade adulta, com o intuito de definir a organização, os critérios de admissão e forma de acompanhamento até ao momento de alta de doentes, nas Unidades de Hospitalização Domiciliária (UHD) que forem designadas entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.
A NOC contou com a participação da Ordem dos Nutricionistas e prevê que para a implementação da HD, é importante que UHD tenha recursos humanos adequados ao às necessidades de assistência, mais concretamente envolvendo uma equipa multidisciplinar hospitalar, composta também por nutricionistas, lê-se em informação disponível no site da Ordem dos Nutricionistas.
Os padrões de qualidade e de desempenho do internamento em contexto de HD, incluem a implementação de um rastreio para a identificação do risco nutricional, de acordo com o Despacho n.º 6634/2018, de 6 de julho.
A Ordem dos Nutricionistas «considera que a produção desta NOC irá contribuir para as melhores práticas e desempenho em matéria de HD, constituindo a abordagem adequada em idade adulta, levando em linha de conta a evidência e os conhecimentos científicos atuais». |