Já se encontra em consulta pública o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável 2022-2030 (PNPAS). O documento foi divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pode ser acedido pelos cidadãos.
“A promoção da alimentação saudável e prevenção e controlo de todas as formas de malnutrição, em particular do excesso de peso e da obesidade, mantém-se como uma das prioridades de saúde, tanto que as projeções para 2030, em Portugal, sugerem que os erros alimentares e o excesso de peso e obesidade podem vir a ultrapassar o tabaco no ranking dos fatores de risco que mais contribuem para a mortalidade”, informa a DGS.
Neste sentido, o PNPAS 2022-2030 quer continuar o trabalho iniciado em 2012, “promovendo a saúde da população, prevenindo e controlando todas as formas de malnutrição, através de um conjunto concertado e integrado de ações, ao nível dos ambientes alimentares, a nível individual e a nível dos cuidados de saúde”.
Este documento, lê-se, segue um processo baseado “em evidência científica e nos modelos de planeamento estratégico em saúde, participativo e colaborativo, tendo sido promovido o envolvimento de diferentes parceiros”. Encontra-se ainda, garante a DGS no site da iniciativa, em consonância com as prioridades, estratégias e recomendações da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde.
O documento, que se encontra em consulta pública até dia 16 de novembro, pode ser consultado aqui.