DGS atualiza norma clínica de abordagem à pessoa com alergia ao leite de vaca 959

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou, no passado dia 31 de julho, a Norma Clínica n.º 003/2024 que define a “Abordagem Diagnóstica e de Tratamento à Pessoa com Alergia ao Leite de Vaca”.

A alergia às proteínas do leite de vaca – a não confundir com a intolerância à lactose – apresenta uma sintomatologia típica que inclui um ou mais dos seguintes sintomas: “fezes moles e aquosas, distensão e dor abdominal, flatulência e náuseas, que melhoram com a ingestão de leite sem lactose, verificando se tolerância a outros alimentos derivados do leite de vaca, com baixo teor ou isentos de lactose”, explica a DGS.

Neste sentido, são apresentadas as recomendações nutricionais indicadas, em prol de um equilíbrio nutricional que minimize o impacto negativo do leite de vaca através da “implementação de estratégias diagnósticas e terapêuticas, suportadas por recomendações atualizadas de boas práticas e na evolução do conhecimento”.

Elaborado pelo Departamento de Qualidade na Saúde da DGS, com colaboração do Conselho para Auditoria e Qualidade da Ordem dos Médicos, através dos seus Colégios de Especialidade, o documento contou ainda com a auscultação de várias entidades, entre as quais a Ordem dos Nutricionistas (ON) e dos Farmacêuticos.

A ON, no seu site, “não pode deixar de reconhecer a recetividade da DGS e do Painel de Peritos responsáveis pelo documento em torná-lo mais inclusivo, possibilitando que os nutricionistas integrem as equipas de saúde multidisciplinares e assegurando os melhores cuidados de saúde às pessoas com alergia ao leite de vaca”.

Aceda à atualização da Norma Clínica n.º 003/2024 aqui.