Desde 1975 o número de crianças obesas aumentou 11 vezes 1957

Segundo um relatório das Nações Unidas, elaborado pela Organização Mundial da Saúde, pela UNICEF e pela revista científica The Lancet, em 2016 existiam mais de 124 milhões de crianças e adolescentes obesas em todo o mundo.

Estes valores significam que nas últimas quatro décadas o numero de crianças e adolescentes obesas aumentou cerca de 11 vezes, de 11 milhões em 1975 para 124 milhões em 2016.

O relatório indica que a exposição das crianças a anúncios e comerciais sobre comida não saudável e bebidas açucaradas está associado a escolhas alimentares inadequadas e ao excesso de peso ou obesidade.

O mesmo documento indica mesmo que “nalguns países as crianças veem cerca de 30 mil anúncios televisivos num único ano”, e que as “práticas exploradoras” do marketing promovem o consumo da chamada ´fast food` e das bebidas açucaradas.

“A auto-regulação da indústria falhou”, refere Anthony Costello, um dos autores do relatório.

Ainda relativamente aos anúncios, o relatório refere uma preocupação com a exposição dos menores a publicidade e marketing sobre o consumo de álcool e tabaco.

“Na Austrália as crianças e adolescentes continuam a ser expostas a mais de 50 milhões de anúncios a bebidas alcoólicas durante um ano durante a transmissão televisiva de desportos como o futebol, o cricket ou o rugby”, indica o documento.

Outro exemplo dado foi o dos Estados Unidos, onde “tem crescido a exposição dos jovens a anúncios sobre cigarros eletrónicos ou ´vaping`“, um aumento de cerca de 250% em dois anos, com a publicidade a alcançar mais de 24 milhões de menores.