Descoberta proteína que pode prevenir diabetes e obesidade 867

02 de dezembro de 2016

Foi descoberta uma proteína, na parte externa de uma bactéria, cujos componentes ajudam na prevenção da obesidade e da diabetes tipo 2, segundo a “BBC Brasil”, citando a revista “Nature”, onde o estudo foi publicado.

 

Este estudo, aplicado em ratos, por cientistas da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, descobriu, na bactéria “akkermansia muciniphila”, uma proteína denominada posteriormente “Amuc_1100”, que só pode ser encontrada na flora intestinal de animais vertebrados.

 

Durante os testes, os animais foram alvo de uma dieta rica em gorduras e calórica. Alguns, ao receber a bactéria viva, apresentaram um menor aumento de peso e menor resistência à insulina, em comparação aos ratos que receberam placebo.

 

Liderado pelo investigador Patrice Cani, este ensaio concluiu ainda que quando essa proteína é administrada em doses elevadas trava completamente o processo de intolerância à glicose e também a resistência à insulina.

 

A proteína «atua como uma espécie de barreira protetora, diminuindo a permeabilidade do intestino e impedindo que toxinas presentes na massa fecal entrem na corrente sanguínea», segundo a mesma fonte.

 

«A permeabilidade intestinal é responsável pela passagem ao sangue de determinadas toxinas que contribuem para o desenvolvimento da diabetes, de inflamações, para a sensação de fome nas pessoas obesas e para vários problemas metabólicos», explica Patrice Cani, em entrevista à BBC Brasil, acrescentando ainda que descobriu «não só que a bactéria produzida dessa maneira conserva as suas propriedades, mas também que duplica a eficácia, travando totalmente o desenvolvimento da obesidade e da diabetes tipo 2, independente do regime alimentar».

 

Em 2017, os investigadores vão prosseguir para testes em humanos, num grupo de 100 voluntários. Se a mesma reação se confirmar, em cinco ou seis anos poderá ser criado um fármaco baseado nesta descoberta.