A Deco Proteste lançou, no seu portal, um texto que ajuda a esclarecer rótulos e alegações nutricionais.
“Data de validade ou declaração nutricional são algumas das informações que podem fazer a diferença entre uma boa e uma má escolha alimentar”, começa por indicar a Deco.
Segundo a organização de defesa do consumidor, “para fazer escolhas saudáveis, é importante saber interpretar o rótulo dos produtos, o que inclui também as alegações nutricionais”.
Lembrar que a “declaração nutricional passou a ser obrigatória nos rótulos com a lei que obriga a prestar informação aos consumidores — exceção de alguns alimentos, como sal e substitutos do sal e pastilhas elásticas, por exemplo”, com o objetivo de informar os consumidores da melhor maneira, para que estes possam fazer escolhas saudáveis fundamentadas.
“Em complemento à declaração nutricional obrigatória, a Deco Proteste pretende que o Governo adote o Nutri-Score, um logótipo simplificado na frente da embalagem”, defende o portal da defesa do consumidor.
Com a introdução do Nutri-Score, o “grande objetivo tem sido exigir rótulos claros, informativos e que não sejam enganosos para o consumidor. E, como tal, as alegações nutricionais feitas nos alimentos também não nos escapam”, explica a Deco.
Para saber mais rótulos e alegações nutricionais, consulte aqui.