DECO: Muitas pastelarias desconhecem presença de avelãs nos croissants 926


27 de dezembro de 2017

A DECO realizou um estudo junto de 33 pastelarias e 9 supermercados de Lisboa e verificou que muitos dos locais desconhecem a presença de avelã na massa dos croissants, o que pode representar um perigo se o produto for ingerido por uma pessoa alérgica.

Durante a análise da DECO, foi pedido um croissant com chocolate, em cada um dos estabelecimentos, e feita a ressalva de que a pessoa em questão era alérgica ao fruto seco.

Num comunicado, a DECO explicou que «23 locais não venderam o croissant, ou por estarem cientes de que continha avelã ou por terem dúvidas». No entanto, dos 19 locais que afirmaram que a avelã não era um ingrediente em «16 havia mesmo avelã» na quantidade suficiente para causar uma reação alérgica.

A DECO frisou também a pouca informação que é dada aos empregados das pastelarias.«Muitas vezes desconhecem a composição dos produtos que vendem. A legislação obriga a que os fabricantes e os estabelecimentos onde se preparam géneros alimentícios prontos para consumo (restaurantes, cantinas, escolas, hospitais e empresas de serviços de restauração, como pastelarias e similares) informem sobre os ingredientes alergénicos nos alimentos pré-embalados, mas também nos restantes», lê-se numa notícia avançada pelo “DN”.