A DECO Proteste, emitiu um comunicado, a alertar para o uso de suplementos alimentares, principalmente para quem pratica exercício físico.
“Numa altura em que os portugueses estão a aumentar a prática de desporto, a organização de defesa do consumidor alerta para a ingestão de suplementos alimentares e clarifica alguns mitos sobre a atividade física”, começa por indicar a nota divulgada.
Tendo em conta que “o desporto tem vindo a ganhar espaço na rotina dos consumidores e há quem opte pela ingestão de suplementos alimentares, de modo a chegar aos seus objetivos de forma mais rápida”, a DECO defende que a “atividade física só terá os efeitos desejados se for aliada a uma alimentação equilibrada”.
A DECO refere que “segundo dados publicados em 2020 no Journal of the Internacional Society of Sports Nutrition, 44% dos frequentadores de ginásios inquiridos em Portugal utilizaram, pelo menos, um suplemento alimentar no último ano. As principais razões apresentadas foram o aumento da massa muscular (55,7%), a aceleração da recuperação (52,7%) e a melhoria da performance desportiva (47,3%). Muitas das vezes, a internet e os amigos são as fontes de informação escolhidas pelos consumidores para entrarem no mundo da suplementação. A evidência científica relativa aos efeitos dos suplementos no desporto é escassa e muitas pessoas tomam-nos sem saberem se, de facto, necessitam de o fazer”.
Por isso, a DECO aconselha a consulta do médico ou nutricionista antes de se decidirem pela ingestão de suplementos, mantendo o foco numa alimentação saudável.
A organização de defesa do consumidor, refere ainda a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), aconselha a quem pratica desporto pelo menos três dias por semana, durante 30 a 40 minutos, uma alimentação de 45 a 60% de hidratos de carbono, 20 a 35% de lípidos, 5 a 35% de proteínas.
Mas não é só o consumo de suplementos alimentares que preocupa a DECO, que indica que “existem ainda muitos consumidores com dúvidas sobre a prática da atividade física, associando-a muitas vezes a uma necessidade de perda de peso”.
Por isso, decidiu esclarecer alguns mitos, tais como: “é preciso praticar desporto durante muitas horas para obter resultados – Falso”. Para a DECO, “para se manter saudável, o que importa é a soma dos períodos ativos. Para adultos, a Organização Mundial de Saúde recomenda 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semanal”.
Outro dos mitos tem a ver com queimar-se mais gordura durante o exercício estando em jejum. Para a DECO isto é falso, pois comer antes da prática de atividade física pode ajudar, uma vez que dá energia para uma melhor performance.
O exercício das crianças também é referido nesta nota, com a DECO a desmistificar o mito de basta as crianças brincarem para fazerem exercício.
“Crianças e jovens dos 5 aos 17 anos devem praticar, pelo menos, 60 minutos diários de atividade física moderada e vigorosa, para assegurarem um desenvolvimento saudável. O tempo em frente ao ecrã é cada vez mais preocupante porque o sedentarismo compromete não só a sua saúde presente como também a futura”, indica a organização de defesa do consumidor.
Para ajudar os consumidores nestas duas áreas, a DECO disponibiliza a plataforma de desporto outdoor FITMAP que apresenta mais de 2 000 espaços exteriores onde é possível praticar exercício físico, assim como informações sobre alimentação saudável.
Pode consultar a plataforma aqui.