De Portugal a Itália: Intercâmbio de saladas em prol da nutrição 1112

O In-Salads, um projeto Erasmus+ que procura promover a alimentação sustentável e a nutrição saudável, rege-se pela capacitação de adultos mediante um intercâmbio cultural facilitado pela utilização de ferramentas digitais.

Com a duração de um ano, o projeto abordará a sustentabilidade ambiental, através da promoção de competências digitais, em particular a narração de histórias, como principal método para a educação e a consciencialização. O principal objetivo é “sensibilizar os participantes para a importância da sustentabilidade alimentar e da alimentação saudável, e promover o intercâmbio cultural através da partilha de receitas tradicionais de saladas”, explica em comunicado a Food4Sustainability (F4S), uma das entidades responsáveis.

Com posto por quatro países, conta com o Centro Provincial de Educação de Adultos de Udine (CPIA, Itália), o F4S (Portugal), a Associação de Universidades Populares da Extremadura (AUPEX, Espanha), a Instituição para a Educação de Adultos (DANTE, Croácia) e a Academia Internacional de Financiamento Europeu (EGInA, Itália).

A reunião de início do projeto teve lugar nos dias 1 e 2 de fevereiro em Udine, Itália, e serviu para estabelecer os objetivos do projeto e resolver dúvidas entre os parceiros da Croácia, Itália, Espanha e Portugal. Para além de trabalharem em estratégias de cooperação, disseminação e gestão do projeto, foram discutidos os temas da sustentabilidade, intercâmbio intercultural e dos desafios digitais.

As atividades do projeto “iniciam já em março de 2024, e incluirão uma formação de formadores em alimentação saudável e sustentável, organizado pelo Food4Sustainability, e de narração de histórias digitais e produção de vídeo, organizado pelo parceiro EGInA”. Posteriormente, cada parceiro organizará atividades locais para a promoção destas temáticas, com foco na criação de saladas interculturais como ferramenta para a inclusão e transferência de conhecimento e de tradições interculturais.

O projeto In-Salads é um projeto KA210 – Parcerias de pequena dimensão para a educação de adultos, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.