No dia 15 de setembro assinalaram-se 45 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para assinalar a efeméride, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde (DGS), lembrou as suas principais colaborações com a Saúde Pública portuguesa.
“Um dos eixos do PNPAS é dirigido ao SNS”, lê-se nas redes socias, com os pontos priorizados na atuação do Programa: monitorizar e avaliar; integrar e articular; proteger a apoiar; identificar e cuidar; informar e capacitar.
O primeiro exemplo de atuação do PNPAS refere-se à identificação sistemática do risco nutricional em todos os cuidados do SNS, seguindo-se o manual de dietas hospitalares, com uma definição e padronização das dietas prescritas nas unidades hospitalares públicas.
O PNPAS recorda ainda o Modelo Integrado de Cuidados para a Prevenção e Tratamento da Obesidade, com quatro níveis de resposta: Intervenções de promoção da saúde e prevenção da obesidade nos Cuidados de Saúde Primários (Nível 1); Modelo de identificação e intervenção precoce para a pré-obesidade nos CSP (Nível 2); Modelo especializado de cuidados para pessoas com obesidade nos CSP (Nível 3); e Cuidados de Saúde Hospitalares (Nível 4).
O modelo de aconselhamento breve para a alimentação saudável nos CSP, disponível para ser utilizado pelos profissionais do SNS, é outra das medidas destacadas, a que se juntam os guias de aconselhamento para uma Alimentação Saudável na Gravidez e o Dashboard da Consulta de Nutrição nos CSP.
Ver esta publicação no Instagram
Finalmente, o PNPAS lembra o Catálogo Português de Nutrição e os Despachos (1391/2017, de 28 de dezembro e 7516-A/2016, de 6 de junho) que promovem bares, cafetarias, bufetes e máquinas de venda automática do SNS com alimentos mais saudáveis.