Manter uma alimentação variada, equilibrada, completa e seguindo as indicações da roda dos alimentos é uma prioridade que devemos ter durante os 365 dias do ano. Fator que ganha ainda mais importância durante o período de quarentena das famílias portuguesas. Ao atravessar uma fase de isolamento, que cuidados especiais devemos ter com a alimentação? Que alimentos devemos preferir? E como adequar as escolhas à idade de todos os membros da família?
A resposta não é linear, mas o que sabemos como fundamental é manter o acesso a fornecedores de energia, como hidratos de carbono, proteínas e lípidos, vitaminas e minerais (como A, B6, B9, B12, C, D, ferro, selénio etc.) e água. Todos eles fáceis de encontrar quando seguimos a roda dos alimentos. Por isso, manter os horários das refeições e privilegiar frutas, hortícolas, bem como o consumo de água, leite e derivados, estão na base de alguns dos comportamentos seguros, agora como nunca, a não esquecer.
Numa altura em que o tempo de permanência em casa é maior, é essencial encontrar opções variadas, que quebrem a monotonia da dieta e que ao mesmo tempo reúnam os ingredientes necessários ao desenvolvimento e correto funcionamento do organismo. Quando falamos das famílias, a missão ganha especial importância: o leite e derivados (como o iogurte e o queijo), por exemplo, são alimentos importantes, sobretudo para o crescimento e desenvolvimento dos ossos das crianças, por serem fonte de importantes nutrientes – não esquecer que o iogurte contém proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais, de qualidade equivalente às da carne, peixe e ovo. Optar por comer um iogurte, por exemplo, pode ser um delicioso hábito no âmbito de uma alimentação saudável. O iogurte pode ser encontrado em várias formas (simples, com sabores, para beber, etc.) e é fácil de conjugar com outros acompanhamentos como fruta, frutos secos, granola, etc. Tudo isto que seja ao pequeno-almoço, como um lanche saudável ou até incluí-lo em receitas para tornar experiências caseiras diferentes.
E é por isso que o desafio é simples, numa altura de muito tempo para as famílias portuguesas é também o momento de reinventar as refeições lá em casa: levar os mais novos para a cozinha, ajudá-los a preparar os seus pequenos almoços e lanches, recriar snacks e aprender a evitar o sal e açúcares em excesso.
A Danone através das suas plataformas tem inúmeras ideias e combinações para que os momentos de lanche em família se tornem ricos em nutrientes, mas também em animação.