A nutricionista Liliana Sousa, profissional na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, é candidata às eleições de 14 de outubro para bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON).
Encontrando-se numa “posição privilegiada em relação ao conhecimento, não apenas da profissão, mas da sua realidade prática”, como escreveu num texto publicado no LinkedIn, Liliana Sousa (cédula profissional 0433N), vai avançar para uma candidatura que quer primar por um novo rumo para a associação pública profissional.
Na profissão há cerca de 25 anos, tem dedicado a sua carreira ao Hospital Pedro Hispano, local que abraçou após se licenciar na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e onde se mantém até hoje. É pós-graduada em Gestão de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e especializada em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública (Nova de Lisboa).
Tem um percurso predominante na área clínica, onde se mantém de forma exclusiva atualmente, mas destaca as passagens pelas áreas da Alimentação Coletiva e Restauração e da Nutrição Comunitária e Saúde Pública. O facto de trabalhar ininterruptamente na mesma instituição há mais de duas décadas confere-lhe, assegura no mesmo texto, “a capacidade de ter uma visão abrangente das organizações de Saúde”.
Equipa e prioridades
Aos associados, numa outra publicação, fala numa “equipa constituída por pessoas com experiência nas várias áreas”, provenientes da “área clínica até à alimentação coletiva, da nutrição comunitária e saúde pública à qualidade e segurança alimentar, desporto, indústria, docência ou projetos e políticas nutricionais e da saúde”.
Quer colocar a Nutrição “em primeiro lugar na lista de prioridades” da ON, recuperando o que considera terem sido “doze anos de uma visão pobre e desviada das necessidades reais da Nutrição e dos nutricionistas”.
A ON anunciou esta segunda-feira (03) a convocação de eleições para dia 14 de outubro. O regulamento eleitoral da ON impede a atual bastonária, Alexandra Bento, de se voltar a apresentar a eleições. Serão igualmente eleitos o Conselho Geral e o Conselho Jurisdicional, através de sete assembleias de voto em território nacional.