A pedido da PortugalFoods, a Innova Market Insights elaborou uma lista das 10 tendências de consumo para o setor agroalimentar em 2023, ao apontar as oportunidades de inovação para a indústria.
O conjunto de tendências começa com a redefinição de valor, impulsionada por uma maior necessidade de equilíbrio custo-benefício que leva os consumidores a adotarem “comportamentos mais ecológicos e orientados para a sustentabilidade”. A nutrição acessível é outra das valências, uma vez que os consumidores “procuram alto valor nutricional pelo preço certo e referem que, dado o aumento do custo de vida, procuram alimentos cada vez mais simples e nutritivos”.
O impulso geracional, numa perspetiva de influência sobre o sabor e a acessibilidade, o uso de produtos de base vegetal (plant-based), em prol de uma criação diversificada que não se limite à carne e aos lacticínios, bem como o cultivo do futuro, e respetiva sustentabilidade de produção, são pontos essenciais deste estudo.
Outros dos pontos enunciados passam pela qualidade com rapidez, por saborear o digital, pelos gastos “por vingança” (compras por impulso), e por descodificar a saúde. Finalmente, a temática “positivamente imperfeitas” elucida sobre a importância que o consumidor dá à transparência e à honestidade das empresas.