Segundo um relatório da OCDE, Portugal era em 2019 o segundo país com uma maior taxa de prevalência de diabetes na União Europeia, com cerca de 9,8% (entre os 20 e os 79 anos) a terem a doença.
Os dados constam na edição de 2020 do relatório “Visão geral da saúde: Europa”, no capítulo dedicado aos principais indicadores da saúde.
Esta patologia é considerada um dos desafios de saúde que mais rápido tem crescido no século XXI e por isso é fundamental colocar a diabetes na ordem do dia.
No âmbito da iniciativa D-Way: um novo caminho para a diabetes, uma iniciativa do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), com o apoio da Boehringer Ingelheim, irá juntar especialistas no dia 21 de setembro, terça-feira, pelas 18h, via Zoom para um segundo seminário para encontrar as melhores práticas e políticas capazes de melhorar o cuidado das pessoas com diabetes em Portugal.
Com o tema “Expandir as Boas Práticas na Diabetes”, este evento irá incluir a participação de António Vaz Carneiro (ISBE), Marina Maggini (JA CHRODIS PLUS, Istituto Superiore di Sanità, Itália) e de Romeu Mendes (Coordenador do programa Diabetes em Movimento, DGS; ARS Norte; OMS; ISPUP) com as suas perspectivas e experiências, a nível nacional e internacional, no desenvolvimento e implementação de boas práticas no contexto das doenças crónicas e, em particular, na diabetes.
O seminário é gratuito, mas exige inscrição prévia, que deverá ser feita em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdD5SuIonmdcf5YYjMZVM0m5yjvn3VA4pv6JraHRghgkltgZQ/viewform
Para mais informações consultar: https://iniciativadway.com/