Critérios de referenciação para a consulta de nutrição partilhados pela Ordem dos Nutricionistas 988

A Ordem dos Nutricionistas (ON) partilhou, no passado dia 25 de junho, o documento institucional que define os critérios de referenciação para a consulta de Nutrição em vários tipos de cuidados de Saúde no setor público.

O documento define “critérios de referenciação para garantir a acessibilidade a consultas de Nutrição nos diferentes cuidados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tendo em vista a eficácia e a eficiência dos mesmos”.

Para a ON, a referenciação clínica “constitui um elemento essencial de um sistema de saúde centrado nos utentes, eficiente e de qualidade, realizada pelo profissional de saúde que acompanha o utente”. Um trabalho desempenhado nos cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados integrados e de urgência.

No caso dos cuidados primários, o acesso à consulta de Nutrição “poderá ser efetuado por referenciação clínica entre unidades funcionais dos agrupamentos de centros de saúde, pelos serviços hospitalares, a partir unidades e equipas da Rede Nacional de Cuidados Continuados integrados (RNCCI)”.

Já nos cuidados hospitalares, a referenciação “poderá ser feita a partir de outros serviços hospitalares (intra ou inter-hospital), das unidades e equipas da RNCCI”. Os casos alheios aos apresentados devem ser avaliados pelo Diretor do Serviço de Nutrição, sendo que em ambos os Cuidados a referenciação pode ainda ser realizada “em situações específicas a definir pela equipa do Serviço de Nutrição”.

A Associação Pública Profissional explica ainda que “os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na origem, no tratamento e na prevenção de muitas doenças”. Por isso, “a terapêutica nutricional é fundamental na prevenção e tratamento de défices nutricionais e condições clínicas consequentes”.

Aceda aos “critérios de referenciação para a consulta de Nutrição” aqui.