Criado um algoritmo que prevê a dieta adequada para cada indivíduo 793

18 de Dezembro de 2015

Investigadores do Instituto Weizmann de Israel criaram um algoritmo que consegue prever com exatidão a forma como o organismo de diferentes indivíduos reage aos alimentos.

Esta descoberta vai permitir que se desenvolva uma dieta adequada para cada indivíduo, avançou o “Observador”.

Os autores do estudo divulgado em novembro, Eran Segal e Eran Elinay, monitorizaram continuamente os níveis de açúcar no sangue de 800 pessoas e de quase 47 mil refeições, durante uma semana. O algoritmo — que foi ainda validado com ajuda de outros 100 participantes — consegue prever os níveis de glicose no sangue depois do consumo de diferentes alimentos.

Segal explicou à “BBC” que o algoritmo prevê com «alto nível de confiabilidade» a forma como o corpo reage aos níveis de glicose no sangue, os quais parecem ser fundamentais para controlar o peso e a diabetes.

«As grandes diferenças que encontrámos no aumento dos níveis de açúcar no sangue entre pessoas que comeram refeições idênticas explica em parte porque tantas dietas falham em tantas pessoas. Os nossos resultados apontam para escolhas de alimentação personalizadas, como sendo mais prováveis para ajudar as pessoas a manterem-se saudáveis», diz o professor Segal.