CPLP propôs à ONU coligação internacional para promover de sistemas alimentares sustentáveis 640

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) propôs às Nações Unidas a criação de uma “coligação internacional” para a promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis.

Manuel Lapão, em declarações à Lusa, indicou que a CPLP, na Cimeira das Nações Unidas Sobre Sistemas Alimentares (UNFSS), realizada a semana passada, no âmbito da 76ª Assembleia-geral da ONU, propôs ao secretariado da ONU “a criação de uma coligação internacional para promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis”.

A CPLP “pretende que esta coligação seja de todos os Estados-membros e de todas as organizações e parceiros de desenvolvimento que desejem participar ativamente no fortalecimento da governança territorial e na promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis”.

Se esta coligação for apoiada pelas Nações Unidas, “a CPLP pretende participar da sua construção, numa parceria alargada de detentores de interesse e continuar a partilhar a sua experiência com outros territórios e países”.

A proposta apresentada defende que têm de ser os governos, a quem compete a formulação e implementação das políticas públicas para transformação dos sistemas alimentares no direito humano a uma alimentação adequada.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que este ano celebrou 25 anos.