Contagem decrescente para o jogo que vai pôr o cancro da próstata fora de jogo 696

No dia 7 de abril, às 11h, a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDPróstata), em parceria com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e a Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol (APAF), vai realizar no Campus do Jogador em Odivelas uma partida amigável de futebol entre ex-futebolistas e outras figuras públicas, com o objetivo de sensibilizar a população masculina, em especial os homens acima dos 45 anos, para o cancro da próstata e a importância da sua prevenção. A iniciativa “Mostre um cartão vermelho ao cancro da próstata” acontece por ocasião do Dia Mundial da Saúde e vai juntar em campo nomes ligados ao futebol como Silas, Calado, Chaínho, Beto, Nandinho, Nuno Valente, José Carlos, assim como outras figuras públicas tais como o cantor Toy, o ator Ricardo Castro e os radialistas, Fernando Alvim, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura.

Esta é uma ação da APDPróstata que tem o apoio do SJPF, da APAF, da Câmara Municipal de Odivelas e da Astellas Farma, e se realiza no âmbito da campanha “Homens Bem Informados” – iniciativa nacional que pretende promover um maior conhecimento sobre o cancro da próstata, mediante a partilha de conteúdo informativo fidedigno, disseminado nomeadamente através da página de Facebook Homens Bem Informados.

O cancro da próstata é um tumor maligno que ocorre quando algumas das células da próstata se reproduzem muito mais rápido do que o normal. Diz respeito a uma patologia silenciosa e de evolução lenta, não apresentando sintomas nas fases iniciais. Numa fase mais avançada, quando os sintomas surgem podem ser confundidos com os de outras doenças, como a hiperplasia benigna da próstata. O cancro da próstata corresponde à segunda maior causa de morte por cancro em homens acima dos 50 anos de idade. Em 2020, foram diagnosticados em Portugal cerca de 7.000 novos casos de cancro da próstata.