Estudos realizados na Polónia e em Espanha demonstram que o pouco conhecimento relativo aos símbolos das embalagens está a dificultar as boas práticas de descarte e reciclagem.
Desenvolvido pela Universidade de Reading (Inglaterra), em parceria com a Universidade de Asrhus (Dinamarca), entre outros institutos de investigação e parceiros da Indústria, este estudo é financiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, através do programa EIT Food. A sua principal conclusão é a de que os consumidores precisam e pedem mais informação para assim adotarem as práticas corretas de descarte de embalagens.
Os inquiridos expressaram alguma confusão acerca da reciclagem de materiais mistos, tais como embalagens de iogurte com diferentes valências (embalagem e tampa, por exemplo), e os respetivos desafios de separação. “Os consumidores precisam de instruções muito claras para poderem reciclar o máximo possível”, referiu em comunicado a responsável pela investigação, Stella Lignou.
Quando questionados, os cidadãos inquiridos responderam preferir aprender através de pequenas comunicações por escrito, vídeos e infografias. Estes são, portanto, os meios de comunicação que teriam, segundo os próprios, mais impacto na mudança de hábitos. “Mesmo quando as pessoas sabem quais são os materiais incluídos na embalagem, ainda encontram dificuldades, por exemplo, sobre deverem ou não limpar as embalagens antes de as descartar”, continua Stella Lignou. No Polónia, diz, a dificuldade foi notória tanto dentro, como fora de casa.
Outro tema-chave foi a embalagem excessiva de produtos frescos, que pode influenciar a escolha do consumidor em detrimento de produtos com menos ou nenhuma embalagem. De Espanha chegaram as preocupações com o sistema de recolha seletiva. A responsável explica que os resultados corroboram dados recolhidos anteriormente na Grécia e no Reino Unido e que “a reciclagem se está a tornar cada vez mais importante”.