A Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) lançou nas redes sociais uma publicação onde explica tudo sobre o Conselho Nacional de Escolas de Nutrição (CNEN).
Esta entidade, criada em 2022, representa um “fórum de discussão onde estão reunidas todas as instituições de Ensino Superior portuguesas que lecionam a Licenciatura em Ciências da Nutrição ou em Dietética e Nutrição”. Trata-se de um conjunto de 16 instituições que, em Portugal, apresentam este tipo de formações.
Com o apoio da Ordem dos Nutricionistas (ON) e da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), o CNEN definiu, no passado mês de janeiro, “os desígnios basilares para o seu funcionamento”.
Um desses desígnios prende-se com o facto de este Conselho apresentar uma dupla coordenação, rotativa de seis em seis meses. A primeira dupla, que vigorará até julho de 2023, será composta pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).
Foi também divulgado que o CNEN terá três reuniões em cada semestre, de modo a analisar as temáticas mais relevantes no seu âmbito de atuação, que passam pelo “ensino, investigação, empregabilidade em Nutrição, entre outros”. Acontecem nos próximos dias 31 de março, 12 de maio e 14 de julho.