Congresso da APNEP já tem data e local 587

O XXVII Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) já tem data e local escolhido.

O evento decorre nos dias 19 e 20 de maio na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto.

Intitulado “APNEP Conference”, a iniciativa tem como destaque a “Nutrição clínica sem fronteiras“.

Memórias de 2024

A inteligência artificial (IA) continua a ganhar terreno, trazendo novas possibilidades e desafios. O tema esteve em cima da mesa em diversas sessões do XXVI Congresso Anual da APNEP, em 2024.

Numa delas fez-se uma análise SWOT em direto das forças (S — Strengths), fraquezas (W — Weaknesses), oportunidades (O — Opportunities) e ameaças (T — Threats) da IA aplicada à nutrição.

A sessão contou com a participação de Rui da Silva, nutricionista expert em tecnologia, de Luís Amaro, assessor técnico da ON, de Graça Raimundo, diretora do Serviço de Nutrição e Dietética da nova Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, e de Maria de Lourdes Fernandes, data protection officer da Ordem dos nutricionistas.

Entre as forças, os intervenientes evidenciaram a precisão e personalização, a monitorização e intervenção contínua, a eficiência na análise e gestão de dados, a assistência virtual, o apoio na tomada de decisão.

Do lado das fraquezas, apontaram a privacidade e confidencialidade dos dados, o consentimento, a desumanização dos cuidados, as disparidades sociais, a atribuição de responsabilidades em caso de erros ou mau funcionamento, a parcialidade na formação de modelos, a falta de enquadramento legal, o facto de os padrões morais e os direitos humanos terem de ser assegurados.

Passando para as oportunidades, destacaram a aceleração da investigação, o financiamento, a experiência do cliente, a inovação nos serviços, a colaboração interdisciplinar, a personalização, a formação académica, a capacidade de diagnóstico, o acesso a cuidados e informação inclusiva.

Por fim, nas ameaças, elencaram a autonomia do profissional de saúde e a sua substituição, a intimidade e reserva do cliente, a diminuição da accountability (responsabilização).