Congresso da APDP debate os temas que prometem mudar o futuro dos diabéticos 1697

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) realiza nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro Ismaili de Lisboa, o seu 5.º Congresso Nacional, que terá como temas, entre outros, as novas tecnologias no tratamento da diabetes, os projetos pioneiros de prevenção da diabetes tipo 1, a remissão da diabetes tipo 2, a resposta global à diabetes, a sustentabilidade, a comunicação na educação terapêutica e o impacto da obesidade.

Este evento científico junta profissionais de saúde e investigadores para discutir as várias vertentes da diabetes e a sua evolução. Os temas em debate vão incluir a diabetes tipo 1, as particularidades da diabetes na mulher, o fígado gordo, a pré-diabetes, a doença renal, as doenças oftalmológicas provocadas pela diabetes, o papel da alimentação e a responsabilidade, individual e social, do ponto de vista da promoção da saúde.

O primeiro dia do congresso contará com a sessão “Além-Fronteiras”, na qual serão convidados especialistas internacionais para abordarem assuntos como as ferramentas digitais e a organização dos cuidados de saúde, o cérebro e a diabetes, bem como a genética da obesidade.

“O nosso quinto congresso pretende ser um momento de reflexão e de atualização científica sobre a dimensão clínica da diabetes mas também sobre a sua dimensão social e económica. A diabetes é muito mais do que uma doença, tem impactos socioeconómicos significativos não só em Portugal mas a nível mundial e é importante que enquanto sociedade encontremos os melhores caminhos para o tratamento, para a prevenção e para o necessário apoio que as pessoas com diabetes, seus familiares e cuidadores necessitam”, refere em comunicado João Filipe Raposo, presidente do congresso e diretor clínico da APDP.

Carolina Neves e Rita Nortadas, médicas da APDP e membros da Comissão Organizadora, destacam “a diversidade dos temas que este ano serão abordados e que fazem deste congresso um momento de atualização fundamental para profissionais de saúde, de diferentes especialidades, que acompanham pessoas com diabetes. É importante lembrar que há mais de um milhão de pessoas com diabetes em Portugal e que esta é uma doença que exige uma abordagem abrangente e colaborativa. O congresso da APDP vai ao encontro deste objetivo, promovendo o debate e a partilha das melhores práticas de prevenção e de cuidados às pessoas com diabetes numa perspetiva integrada e multidisciplinar”.

José Manuel Boavida, presidente da APDP, sublinha “o sucesso dos congressos anteriores e a marca que representam para a comunidade da diabetes, a nível nacional”, acrescentando que “estes encontros refletem toda a experiência dos profissionais da APDP e a tradição pioneira da verdadeira escola da diabetes que é a associação, desde a sua criação há 96 anos”.

Além das sessões e dos debates, a APDP organiza ainda 3 workshops com os temas “Insulinoterapia” e “Pé diabético e Neuropatia e “Vacinação”, que carecem de inscrição extra.

A Comissão Organizadora do 5.º Congresso Nacional da APDP é composta pelos médicos Carolina Neves, João Filipe Raposo, José Manuel Boavida, Luis Gardete Correia e Rita Nortadas, pelas enfermeiras Dulce do Ó e Isabel Correia, e pelo investigador biomédico Rogério Ribeiro.

Para mais informações sobre o evento, os workshops e a submissão de resumos consulte o site oficial.