É já no próximo sábado que decorre uma conferência online gratuita, promovida pela Associação Vida Mais Fértil, dirigida a médicos de família, ginecologistas, enfermeiros e outros profissionais com interesse na área da reprodução e fertilidade.
Esta sessão, que pretende assinalar a Semana da Fertilidade, que decorreu entre 7 e 12 de novembro, contará com vários especialistas nas áreas da ginecologia, endocrinologia, psicologia, andrologia, enfermagem, nutrição, entre outros.
A primeira palestra será a apresentação do panorama nacional desta área, com a exploração de dados e estatísticas nacionais, legislação em vigor, regras de acesso ao Serviço Nacional de Saúde e Clínicas de Procriação Medicamente Assistida.
Em seguida será explorado o papel do médico de família como o profissional de saúde de primeira linha no contacto com estes doentes, com uma abordagem sobre a educação para a fertilidade, uma avaliação primária e encaminhamento para a especialidade.
Para além de contribuírem para a desconstrução de mitos, os oradores abordarão, entre outros aspetos, a importância das principais causas da infertilidade, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento na fertilidade feminina e masculina.
Os desafios e oportunidades inerentes ao impacto emocional da infertilidade serão outro dos tópicos em debate. Seguindo-se uma abordagem ao estilo de vida e tipo de nutrição para a promoção de fertilidade.
Esta iniciativa conta com o apoio da Gedeon Richter Portugal, Sociedade Portuguesa da Medicina de Reprodução, Procriar, Ferticentro e Ferticare.
A inscrição para assistir online gratuitamente pode ser feita aqui: https://my.umavidamaisfertil.com/semana-da-fertilidade-2022-profissionais