A 9.ª edição do Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar, promovido no dia 30 de setembro, no Centro de Congressos de Lisboa, pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, apresenta um conjunto de inúmeras personalidades para discutirem a temática “crescimento e sustentabilidade”.
Espera-se que o evento se traduza num “momento agregador, dedicado ao debate sobre os principais desafios que se colocam à indústria portuguesa agroalimentar na construção de um futuro mais inovador, competitivo e sustentável”, explica a organização no site da iniciativa. Serão analisados “temas estratégicos para a criação de valor” para este setor, tais como a transição digital, com exposições orais e debates moderados.
Conceição Calhau, nutricionista e professora catedrática da Nova Medical School, integra um painel acerca do “papel da transformação dos alimentos”, ao lado de Luís Lourenço, inspetor-geral da ASAE, de Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, e de Rui Silva, CEO + CSO na Nobre Alimentação.
Dirk Jacobs, diretor-geral FoodDrinkEurope, a confederação da indústria alimentar da União Europeia, é um dos nomes mais sonantes do evento que conta com vários oradores associados à indústria agroalimentar. Também o ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira e a ex-ministra da agricultura Assunção Cristas são oradores.
O atual ministro da Agricultura e Pescas, Jose Manuel Fernandes, participará na sessão de abertura, ao lado de Armindo Monteiro, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, e de Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA. O 9.º congresso da FIPA conta com ao alto patrocínio da Presidência da República.