Compromisso entre a FIPA e a APED resulta na redução de sal e açúcar 1057

A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), emitiram um comunicado conjunto, após a divulgação do Relatório do Progresso da Reformulação dos Alimentos em Portugal, entre 2018 a 2021, que dá conta da redução de 11,5% no teor de sal e de 11,1% no de açúcar (g/100 g), em alguns produtos alimentares, que espelham o compromisso destas duas entidades.

“Este é o resultado preliminar do trabalho desenvolvido no âmbito do protocolo de reformulação nutricional assinado pela Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e um conjunto de associações setoriais com o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde”, indica o comunicado.

E acrescenta, que estes “resultados obtidos espelham o compromisso e o investimento da Indústria Alimentar e da Distribuição na reformulação de um alargado conjunto de categorias de alimentos, num trabalho multidisciplinar assente numa postura de colaboração, esforço e vontade de entidades do setor público e privado”.

Para Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA, “os resultados agora apresentados evidenciam o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela indústria alimentar, no sentido de colocar ao dispor do consumidor uma oferta diversificada e com altos padrões de qualidade nutricional. Apesar de ser um desafio complexo de inovação e investigação alimentar, a reformulação é um sólido compromisso das empresas do setor. Esta é também uma prova de que a autorregulação e a colaboração entre as várias entidades do sistema alimentar são eficazes no contexto da promoção de uma alimentação sustentável e saudável”.

Já para Isabel Barros, presidente da APED, “este compromisso espelha a convicção de serviço público e uma forte responsabilidade social das empresas do setor da Distribuição para contribuir para práticas positivas para a sociedade. A promoção de uma alimentação saudável é desde sempre uma prioridade dos nossos associados, que têm apostado na inovação para responder às necessidades dos consumidores com novos produtos que privilegiam opções mais saudáveis, sempre com uma estratégia de comunicação que aposta numa informação clara sobre composição, perfil nutricional e origem dos alimentos”.

A reformulação nutricional dos produtos alimentares resulta de um compromisso entre as autoridades de saúde e as associações empresariais da indústria alimentar e da distribuição, estando inserido no Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) e na Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS).