Como funciona a linha 112 e como são transferidas as chamadas? 136

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sofreu constrangimentos no atendimento de chamadas com a greve às horas extraordinárias dos técnicos de emergência pré-hospitalar, que terminou na quinta-feira.

Eis algumas perguntas e respostas da agência Lusa sobre o funcionamento da linha 112:

O que é a linha 112? 

O 112 é o número europeu de emergência. É a primeira linha de atendimento em qualquer situação de emergência, seja de saúde, incêndio, segurança ou proteção de pessoas e bens.

Como são processadas as chamadas para a linha 112? 

As chamadas são atendidas por elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) nas centrais de emergência. São gratuitas e estão acessíveis a partir de qualquer ponto do país a qualquer hora.

O serviço 112 é coordenado pela PSP e chamadas reencaminhadas de acordo com a situação de emergência.

Quanto tempo demora o 112 a atender uma chamada? 

Segundo a PSP, o tempo médio é de seis segundos em situações normais.

Como chegam ao INEM? 

Em caso de emergência de saúde, o 112 canaliza as chamadas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Depois é feita uma triagem e os operadores do CODU envolvido indicam a melhor forma de proceder, enviando – se necessário – os meios de socorro adequados.

Atualmente, os CODU contam com os meios necessários para o atendimento?

Não. Na terça-feira, o presidente do INEM, Sérgio Janeiro, reconheceu que os quatro CODU – Lisboa, Porto, Coimbra e Faro – estão “a trabalhar abaixo dos mínimos”, avançando que seriam necessários cerca de 80 profissionais para o atendimento. Os CODU contam em média com cerca de 45 profissionais.