
Com cerca de 180 participantes inscritos, as III Jornadas do Serviço de Nutrição da ULSSA foram um ponto de encontro para nutricionistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e estudantes de Nutrição.
Mais do que os números, destacou-se a comissão organizadora, “criada praticamente do zero com elementos jovens e recém-contratados no serviço, com muitas ideias novas e vontade de trazer temas que fogem um pouco à nossa prática clínica habitual enquanto nutricionistas de uma unidade hospitalar“, elogiou Mariana Fraga.
Em entrevista à VIVER SAUDÁVEL, a presidente da comissão organizadora ressaltou “os temas escolhidos para cada uma das mesas, cujo objetivo passou por nos focarmos mais nos nutrientes em si do que em determinada patologia, o que obviamente abre mais portas a que colegas que trabalhem noutras áreas da nutrição possam participar, bem como outros profissionais de saúde”.
A aposta revelou-se certeira, e quando questionada sobre se o balanço final era positivo, foi perentória: “Diria com toda a segurança que sim! A diversidade e profundidade das apresentações refletiram o compromisso contínuo com a atualização científica nesta área tão complexa que são as Ciências da Nutrição“. Além disso, completou, “a adesão dos participantes, os momentos de discussão e intervenção reforçaram a relevância destas jornadas como um espaço de partilha e aprendizagem”.
Este regresso trouxe também novos desafios. A nutricionista do Serviço de Nutrição da ULSSA recordou que esteve presente na primeira edição, em 2018, ainda que num papel menos ativo e experiente, admitindo que qualquer recomeço implica receios: “Temos sempre medo de falhar e de não estar à altura das expetativas, principalmente quando os resultados das edições passadas foram tão positivos”. Contudo, reconheceu, “com a equipa certa, tudo se consegue, e sem dúvida que esta foi a grande chave de ouro do sucesso destas jornadas“.
Resta dizer que este encontro científico veio para ficar. “Posso afirmar que estamos entusiasmados e já a pensar na quarta edição. Contamos voltar já em 2026!”, anunciou Mariana Fraga, deixando ainda um “agradecimento especial a todos os restantes elementos do Serviço de Nutrição por todo o apoio e incentivo demonstrado ao longo da preparação deste evento”.
Leia a cobertura das Jornadas do Serviço de Nutrição da ULSSA na próxima edição da revista dos Nutricionistas, afeta aos meses de maio e junho, disponibilizada em exclusivo no Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutrição e, posteriormente, como habitual, nas residências dos nutricionistas portugueses.