19 de maio de 2016 Como transformar informação altamente complexa em informação simples? Foi com esta questão que Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral de Saúde, começou a intervenção na mesa redonda “Comunicar Ciência”, do XV Congresso de Nutrição e Alimentação, para concluir que o modelo atual de transmissão de conhecimento científico está ultrapassado.
O nutricionista acredita assim que temos de nos adaptar a um novo paradigma de comunicação, que tem por base as novas tecnologias: e-mails, redes sociais, jogos, entre outros.
Pedro Graça alertou ainda para as dificuldade do nutricionista em reconhecer as fontes de informação credíveis, levantando algumas questões: «Quem publica? Porque publica? Que interesses tem?». Aliada a esta dificuldade, o diretor do PNPAS referiu que os nutricionistas podem deixar-se levar pelos critérios editoriais das revistas científicas e académicas para poderem ser publicados, por disso depende também as suas carreiras.
O XV Congresso de Nutrição e Alimentação decorre entre 19 e 20 de maio no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
A Viver Saudável é a revista oficial do evento. Acompanhe o Congresso através do Portal Viver Saudável. |