CNA 2025 com imagem renovada para “o tempo da nutrição” 90

O XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA) da Associação Portuguesa de Nutrição (APN) acontece nos dias 8 e 9 de maio, no Fórum Braga, com o mote “o tempo da nutrição”.

Em 2025, o evento acontece pela primeira vez nesta cidade, “ao sabor da desmobilização das cidades habituais”, explica a APN no site da iniciativa, referindo-se à habitual alternância entre Porto e Lisboa. Nesta edição, destaca-se “a importância de abordar a nutrição sob diversas perspetivas no tempo: ciclos naturais da nutrição, incluindo os ciclos de vida e alimentação, o relógio biológico e o timing adequado para intervenções”.

De acordo com a entidade, “esta edição destacará a atualidade e a transversalidade dos temas abordados nas ciências da nutrição, visando responder de forma eficaz às expectativas dos participantes provenientes das mais diversas áreas de atuação”. No Fórum Braga, esperam-se mais de 1650 participantes.

Com um programa científico “de elevado nível”, ainda não conhecido, este será um espaço com “oportunidades estratégicas de networking, incentivando a criação de sinergias entre profissionais”. Os participantes poderão ainda acompanhar comunicações livres e saberem mais sobre novos produtos e serviços no mercado.

Destinada, primordialmente, a nutricionistas, o evento está também aberto a vários profissionais, nomeadamente do setor alimentar, engenheiros alimentares, médicos, enfermeiros, psicólogos, marketeers e estudantes. As áreas de intervenção do evento passam pela nutrição clínica, nutrição comunitária e saúde pública, alimentação coletiva e hotelaria, tecnologia alimentar e ciência dos alimentos, e ensino, formação e investigação científica.

Também já é conhecida a imagem do Congresso. A APN explica que a escolha visual para este ano “reflete os conceitos de tempo e movimento, traduzindo a necessidade de abordar a nutrição em toda a sua dimensão, considerando as múltiplas perspetivas e significados e respeitando o tempo adequado para cada ação”.

Comissões Científica e Organizadora

“Em equipa que ganha, não se mexe”, referiu Célia Craveiro este ano, em entrevista à VIVER SAUDÁVEL, sobre a edição de 2024. A presidente da Direção da APN mantém-se como responsável pela Comissão Organizadora, da mesma forma que Nuno Borges assume novamente a Comissão Científica, ao lado de Joana Araújo.

O evento que marca um dos momentos de reencontro entre pares do setor conta ainda com Ana Gabriela Cabilhas, a Nutricionista do Ano dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, na Comissão Organizadora, ao lado de Helena Real, Gonçalo Moreira Guerra, Cláudio Rodrigues, Inês Garcia, Joana Araújo, Joana Ribeiro, Liliana Ferreira, Maria João Correia, Maria Vieira, Marta Pinto, Mónica Sousa, Nuno Borges, Nuno Palas, Raquel Torres Abrantes, Sofia Ferraz, Sónia Xará e Teresa Mariano.

CNA 2024: “Balanço muito positivo” para uma edição centrada na inclusão

Quanto à Comissão Científica, a Nuno Borges e Joana Araújo juntam-se Teresa Amaral, Vítor Hugo Teixeira, Alejandro Santos, Ana Maria Gomes, Ana Rito, Carla Lopes, Elisabete Pinto, Filipa Melo de Vasconcelos, Helena Ávila, Hugo Sousa Lopes, Júlio César Rocha e Mónica Sousa.