Ciências da Nutrição: Abrem três novos cursos no ensino público 818


19 de julho de 2018

O próximo ano letivo arranca com mais três cursos de Ciências da Nutrição no ensino público universitário. A Faculdade de Ciências Médicas e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Universidade de Trás-os-Montes vão passar a oferecer este ciclo de estudos. Até ao momento, no que toca ao ensino público, apenas a Universidade do Porto lecionava o curso de Ciências da Nutrição.
 
Em declarações ao jornal “Público”, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, afirmou que «a nutrição está na moda» e que, por isso, trata-se de «uma aposta fortíssima».
 
Já é conhecido o número de vagas para estes novos cursos. A Faculdade de Ciências Médicas na Universidade de Lisboa contará com mais 20 estudantes nesta especialidade. Já a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa terá 30 vagas disponíveis e a Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) abrirá 40 vagas.
Por seu turno, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, vai reduzir o seu número de vagas para um total de 65 no próximo ano letivo.
 
A coordenadora do curso da Universidade Nova de Lisboa, Conceição Calhau, assinala este momento como um marco histórico, dada a existência de um curso único no país, que iniciou nos anos 70. A também professora e investigadora na Universidade do Porto considerou que os estudantes do sul do país «estavam em desvantagem».
 
Além dos cursos superiores públicos – há vários cursos de Dietética e Nutrição noutros institutos politécnicos, como Bragança, Coimbra e Leiria e na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve –  há licenciaturas em universidades e institutos privados, mas estas não têm ligação a faculdades de Medicina e a serviços de saúde.